sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Querida, eu te amo (quase tanto quanto a bola)"



O que fazer se o Dia dos Namorados cai exatamente no dia de jogo importantíssimo do campeonato? A Puma e a sua agência Droga5 de Nova Iorque têm uma ótima sugestão: chame a galera, ligue a câmera e grave uma belíssima canção do Savage Garden que ela adora. Depois coloque num site e mande por email. Ou, como diz o comercial que você encontra em http://creativity-online.com/work/puma-hard-chorus-lovefootball-uk/18851, faça sua cara metade saber o quanto você a ama (na verdade, tive a impressão que a cara metade desses sujeitos é redondinha e costuma rolar no gramado... ou então é gelada e feita de cevada). (Veja o comercial para ler o resto).

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Esse comercial é parte da campanha Love=Football da Puma e bom indicativo de como a propaganda atual busca integração entre mídias, datas, oportunidades (o Valentine’s Day foi dia 14 de fevereiro). O tempo da peça é de 2 minutos e tem uma outra versão não tão inspirada para o público italiano. A produção é razoavelmente simples, tirando a quantidade enorme de figurantes. Para os alunos de Produção de Vídeo: analisem a atuação do conjunto. É sempre muito difícil fazer muita gente atuar ao mesmo tempo, sem algum tipo de falha (uma careta, um desvio de olhar... em algum momento tem um lá que olha pro lado, encontrem). Pensem também nos dois figuraças que abrem a peça. Eles são as âncoras emocionais que dão o tom necessário para a ironia do discurso que vem a seguir. Uma das decisões difíceis para o diretor. Para os alunos de marketing e propaganda: o interessante da ação é a estratégia de combinar TV e internet para gerar boca-a-boca. Imagine, para o caso brasileiro, se fossem torcedores de cada time, com as camisetas? Quanto vocês acham que seria o efeito viral (o efeito multiplicado do reenvio de mensagens endossadas por amigos e outras pessoas do seu relacionamento) alcançado? Enfim, minha única crítica é que ficou um pouco comprido e que o final mereceria ter uma sacada mais divertida para ficar memoravelmente perfeito. Mas, francamente, Savage Garden ninguém merece.

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